A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade à Faixa de Gaza. A declaração foi feita na última sexta-feira (17), durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, na sede da FAO, em Roma, na Itália.
Janja destacou que milhões de palestinos estão retornando às ruínas de suas casas e precisam de mais do que solidariedade, necessitam de apoio material e político para garantir o cumprimento do cessar-fogo. Ela reforçou que a fome e a desnutrição têm sido agravadas por mudanças climáticas, guerras e deslocamentos forçados.
Durante o discurso, a primeira-dama criticou os países mais ricos por não cumprirem promessas de contribuição aos fundos humanitários, o que, segundo ela, aprofunda a crise global de fome. “A Palestina e o Sudão são exemplos do uso da fome como arma de subjugação e exploração”, afirmou Janja.
A ajuda humanitária ao território palestino começou a chegar à medida que o cessar-fogo entra no segundo dia. Segundo a Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), de Israel, caminhões com mantimentos e medicamentos já estão entrando em Gaza, embora a escala do envio ainda não tenha sido detalhada.