O juiz Rafael Henrique Tamai Rocha deixou a função de auxiliar no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF), após ter o visto revogado pelos Estados Unidos. A medida, que também atingiu outras seis autoridades brasileiras no último dia 22 de setembro, resultou em sua saída oficializada por portaria assinada em 15 de setembro pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial.
Com o desligamento, Tamai Rocha retorna ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), onde seguirá exercendo suas atividades como magistrado. A saída acontece em meio ao estreitamento da cooperação entre Brasil e Estados Unidos em investigações ligadas a ataques contra a democracia.
De acordo com informações do jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, essa é a quarta baixa registrada no grupo de juízes auxiliares de Alexandre de Moraes em menos de um ano, sinalizando mudanças significativas na composição da equipe que atua diretamente em processos de grande repercussão nacional.