O deputado federal Paulão (PT-AL) chefiou a Missão de Observação Eleitoral Internacional (MOE) do Parlamento do Mercosul, que acompanhou o segundo turno das eleições gerais da Bolívia, realizado em 19 de outubro de 2025, e que elegeu Rodrigo Paz como presidente e Edman Lara como vice-presidente.
A missão, oficialmente convidada pelo Órgão Eleitoral Plurinacional, contou com a participação de parlamentares de três países: Paulão, pelo Brasil; Karolina Bobadilla, pela Argentina; e Walter Kobylanski, pelo Paraguai.
Nesta segunda-feira (20), a comissão entregou ao Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia o Relatório Preliminar, que reúne observações técnicas e imparciais sobre todas as etapas do processo eleitoral, em conformidade com os princípios internacionais de observação eleitoral e a legislação boliviana.
Segundo o deputado Paulão, “o processo eleitoral ocorreu com normalidade, garantindo que a vontade popular prevalecesse”. Ele destacou ainda “o profissionalismo do Órgão Eleitoral, a atitude cívica da população e as ações de transparência, acessibilidade e inclusão linguística que marcaram este processo democrático”.
Ao encerrar a missão, Paulão desejou sucesso ao novo governo boliviano: “Desejo êxito ao presidente eleito Rodrigo Paz e ao vice-presidente Edman Lara na missão de seguir fortalecendo a democracia e o desenvolvimento da Bolívia”.