O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (30) cinco Projetos de Lei voltados para políticas de alimentação e nutrição. A cerimônia, que contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi marcada por gestos de aproximação entre Executivo e Legislativo após os recentes atritos envolvendo a PEC da Blindagem e o veto ao aumento de parlamentares.
Durante o evento, Lula destacou o empenho dos congressistas e a agilidade na tramitação das matérias. “Hoje não tem discurso. Eu duvido que em algum lugar do mundo, o Congresso votou tantos projetos num só tema e um presidente assinou tantos projetos em meia hora. Quem diz que deputado e senador não trabalha precisa começar a reavaliar o discurso”, afirmou o petista.
O presidente também ressaltou que, apesar de ter uma base minoritária, conseguiu avançar em pautas importantes com apoio dos parlamentares. “Às vezes temos rusga, divergência, mas na excelência, o Congresso votou tudo que a gente precisava. Meus parabéns ao Congresso Nacional”, completou.
Em tom descontraído, Lula disse ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que a aprovação parecia improvável e comparou o feito à sua inesperada aproximação com Donald Trump. Já Hugo Motta destacou a relevância das matérias aprovadas e defendeu que o Brasil siga firme no compromisso de erradicar a fome.



