O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (20) empresários que, segundo ele, reclamam do governo mesmo recebendo benefícios fiscais de mais de R$ 500 bilhões. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento do programa Reforma Casa Brasil, que busca facilitar financiamentos para reformas e ampliações residenciais de famílias de baixa e média renda.
“Às vezes, os empresários criticam a gente, mas eles têm praticamente mais de 500 bilhões em desoneração e isenção fiscal e não querem baixar nem 1% disso”, afirmou Lula, citando também a resistência de alguns setores à criação do programa de reformas. Segundo ele, a iniciativa não interessa ao mercado, mas beneficia diretamente a população.
Durante o evento, o presidente destacou ainda o compromisso de seu governo com a responsabilidade fiscal, afirmando que nenhum outro governo brasileiro teve um nível semelhante de comprometimento. Lula também mencionou que o Banco Central precisará começar a reduzir os juros, atualmente em 15%, em razão do controle da inflação e do desempenho da economia.