Maceió, 3 de setembro de 2025

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

Lula desafia União Brasil e PP e articula manter ministros “rebelados” no governo

Após a saída do União Brasil e do PP da base governista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para esta quarta-feira (3) com os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). O encontro, marcado para o horário do almoço e fora da agenda oficial, também contará com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O governo avalia manter Celso Sabino no Turismo, apesar do rompimento do União Brasil com o Planalto, enquanto o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), deve perder o cargo. A decisão de União e PP, anunciada na terça-feira (2), inclui ameaças de punição a filiados que permaneçam em funções no Executivo. Nesse cenário, Lula tem intensificado reuniões com lideranças partidárias para recompor sua base, já tendo conversado com representantes do PT, Republicanos e PSD.
Tanto Sabino quanto Fufuca resistem à ideia de deixar os ministérios, buscando apoio político no Centrão e a chancela de Lula para fortalecer seus projetos no Pará e no Maranhão. Uma possibilidade em discussão seria a substituição do União Brasil pelo MDB, mas ainda sem diálogo formal com o governador paraense Helder Barbalho. Outra alternativa seria o licenciamento partidário de Sabino, o que permitiria sua permanência sem contrariar a decisão do diretório nacional.

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

© 2024 Todos os direitos reservados.