O aguardado encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos, ocorreu no último domingo (27), em Kuala Lumpur, na Malásia. Horas depois, em entrevista coletiva, Lula foi questionado se Jair Bolsonaro foi assunto no diálogo entre os chefes do Executivo e destacou que o ex-presidente faz parte do passado da política brasileira.
“Ele (Trump) sabe que rei morto, rei posto. O Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira. Eu ainda disse para ele: com três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber que o Bolsonaro era nada, praticamente. Eu disse para ele a gravidade do que eles tentaram fazer no Brasil. Disse a ele que eles têm um plano para matar a mim, para matar meu vice-presidente, matar Alexandre de Moraes”, afirmou.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o saldo do diálogo foi bastante positivo, com o pedido de Lula reforçado para suspender o tarifaço imposto a produtos brasileiros exportados pelos norte-americanos. A negociação, segundo as autoridades dos dois países, segue em andamento.



