O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou rumo ao Chile para participar da cúpula internacional “Democracia Sempre”, ao lado dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha) e Luis Lacalle Pou (Uruguai). A viagem tem como objetivo discutir a defesa da democracia, combate à desigualdade e os riscos do uso político das redes sociais.
A reunião acontece em Santiago, capital chilena, e tem caráter estratégico diante do avanço de governos autoritários e de discursos extremistas na América Latina e no mundo. Apesar de não haver menções diretas aos Estados Unidos, o encontro também representa uma resposta simbólica ao clima de tensão causado por medidas do governo Donald Trump contra países da região.
Lula também deve aproveitar a viagem para estreitar laços com outros líderes progressistas e articular uma frente comum em defesa das instituições democráticas. O grupo pretende levar as propostas para a Assembleia-Geral da ONU, em setembro, e manter um diálogo ativo sobre os rumos políticos da região.