O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação ainda depende de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e posterior aprovação no plenário, onde são necessários ao menos 41 votos.
Caso seja aprovado, Messias assumirá o lugar deixado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que decidiu antecipar sua aposentadoria.
Natural de Pernambuco, Jorge Messias, de 45 anos, está no comando da Advocacia-Geral da União desde o início da terceira gestão Lula, em 2023. Servidor público desde 2007, atuou em órgãos como o Banco Central e o BNDES e mantém forte apoio dentro do PT e do núcleo político do Palácio do Planalto.
Formado em Direito pela UFPE e mestre pela UnB, Messias fez carreira na AGU como procurador da Fazenda Nacional e ocupou cargos estratégicos no Executivo, incluindo a chefia da área jurídica da Presidência e funções no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia.



