O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e reclamou da indicação de Guilherme Derrite para ser o relator do projeto do governo que cria a Lei Antifacção.
Derrite é secretário licenciado do estado de São Paulo, subordinado ao governador Tarcísio de Freitas, possível adversário nas eleições presidenciais de 2026. Lula gostaria de um nome considerado mais “neutro” no debate do tema, que coloca governo e oposição frente a frente. Derrite voltou a assumir seu mandato como deputado federal para tratar da segurança pública.
Motta garantiu ao presidente que o assunto será tratado sem viés político, de forma técnica, por ser um tema de interesse da população. Além disso, Motta assegurou que o projeto não vai classificar organizações criminosas como terroristas, uma preocupação do atual governo para evitar que janelas de intervenção estrangeira sejam abertas. O presidente da Câmara sugeriu que o Ministério da Justiça faça uma análise da proposta.


