O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo inusitado nesta quinta-feira (23), pedindo “peace, please” (“paz, por favor”, em inglês) após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que pretende realizar operações terrestres contra cartéis de drogas na América Latina.
O pronunciamento foi transmitido pela TV estatal venezuelana e chamou atenção pelo tom conciliador e pelo uso do inglês, algo raro nos discursos de Maduro. O líder afirmou que a região precisa de diálogo e cooperação, não de ameaças militares, em meio ao clima crescente de tensão provocado pelas declarações de Trump.
A fala do ex-presidente norte-americano, que busca retomar a Casa Branca em 2025, gerou preocupação em diversos países latino-americanos, que veem a proposta como uma violação da soberania regional.
Maduro aproveitou o discurso para pedir união entre os países da América Latina e reforçar que qualquer intervenção estrangeira seria “inaceitável”. “Queremos paz, respeito e colaboração entre nações”, afirmou o presidente venezuelano.



