O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ironizado a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro(PL-SP), que tentou convencer o governo dos Estados Unidos a impor sanções comerciais ao Brasil. O petista tem se referido ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro com o apelido futebolístico de “meu camisa 10”, em tom de sarcasmo durante conversas no Palácio do Planalto.
De acordo com a publicação, a ironia de Lula se deve ao efeito contrário da articulação de Eduardo. As sanções impostas pelos EUA acabaram reforçando a popularidade do presidente, já que parte da população reagiu negativamente às medidas.
Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada recentemente, mostrou crescimento na aprovação do governo e liderança de Lula nas intenções de voto para as eleições de 2026.
Integrantes do governo avaliam que a tentativa de pressão de Eduardo Bolsonaro, além de não surtir efeito, contribuiu para o desgaste político do deputado, inclusive dentro da direita.
Desde o episódio, o parlamentar tem trocado críticas com nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Valdemar Costa Neto(PL) e Ciro Nogueira (PP) este último chegou a classificar as ações do filho do ex-presidente como um“prejuízo gigantesco” para o projeto político do grupo