Lideranças da direita usaram as redes sociais neste domingo (21) para ironizar os protestos realizados em diversas cidades do país contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou imagens da manifestação na Avenida Paulista e comentou: “Nem com Rouanet vingou”, em referência à presença de artistas como Caetano Veloso e Djavan no ato.
Outros nomes também se manifestaram no X (antigo Twitter). O pastor Silas Malafaia chamou a convocação do protesto de “armação de uma esquerda cretina” e disse que os artistas foram usados para “enganar o povo”. Já o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) publicou um vídeo com baixa adesão no protesto de Brasília e afirmou que “a esquerda está sempre passando vergonha”.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), mirou Caetano Veloso ao publicar uma caricatura em que o cantor aparece como defensor da censura. “Esse é o comunista hipócrita, que gosta de ganhar milhões…”, escreveu o parlamentar. Apesar das críticas, os atos reuniram milhares de pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.