O prefeito de Maceió, JHC, celebrou neste 15 de outubro, Dia dos Professores, a trajetória de luta pela valorização dos profissionais da educação. Ele destacou a criação do Projeto de Lei 10.880/2018, apresentado ainda como deputado federal, que destinou os recursos dos precatórios do Fundef diretamente aos professores. “Fiz isso porque sempre acreditei: quem ensina merece ser valorizado”, afirmou.
JHC lembrou que o projeto enfrentou resistências e chegou a ser arquivado, mas que retomou a proposta em 2019 e conseguiu aprová-la em 2021, garantindo que 60% dos precatórios fossem destinados aos profissionais do magistério. “Foi uma vitória da justiça e do reconhecimento”, destacou o prefeito, relembrando que a medida foi reforçada pelas Emendas Constitucionais 113 e 114, transformando-se posteriormente na Lei 14.325/2022.
Já como prefeito de Maceió, JHC sancionou a lei municipal que garantiu o rateio dos precatórios do Fundef aos educadores da capital. “Foi como fechar um ciclo: da Câmara ao município, da ideia à realização”, disse. O gestor afirmou que a luta inspirou outros estados e municípios a seguirem o mesmo caminho e concluiu celebrando “com gratidão e orgulho o reconhecimento a quem ensina e transforma o futuro”.