A Polícia Militar de Alagoas (PMAL), em conjunto com a Polícia Civil (PC-AL), recuperou cerca de 10 motocicletas durante a “Operação Hircus”, realizada nesta terça-feira (28) no município de Pilar, região metropolitana de Maceió. A ação contou com o apoio do Serviço de Inteligência, do Grupamento Águias do BPTran e de outras forças de segurança.
Segundo a PM, todos os veículos recuperados tinham queixas de roubo ou furto. “Esses veículos passarão por perícia, pois provavelmente foram adulterados e depois serão entregues aos seus proprietários. Constatamos que havia muitos veículos roubados na cidade. Isso mostra o comprometimento da polícia, que já ultrapassou a marca de 200 veículos recuperados neste ano”, afirmou o cabo Siqueira, em entrevista ao repórter Bruno Rafael, do Agora Alagoas.
O delegado Wladney José, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, destacou o sucesso da integração entre as forças policiais. “Rapidamente pegamos 10 motos. Essa integração entre Polícia Militar e Polícia Civil vem dando grandes resultados. Os veículos, após os protocolos e vistorias, estarão disponíveis para devolução aos proprietários”, explicou.
O nome da operação, “Hircus”, vem do latim e significa “bode”, animal conhecido pela persistência e habilidade de se mover em terrenos difíceis, simbolizando a atuação constante dos policiais na busca por veículos roubados e desmanches ilegais, mesmo em áreas de difícil acesso.
A missão da operação está baseada no Artigo 311 do Código Penal, que criminaliza a adulteração de sinais identificadores de veículos, como chassi, motor ou placa, sem autorização. O crime prevê pena de reclusão de três a seis anos e multa, conforme a Lei nº 14.562/2023, que ampliou as definições e punições para esse tipo de delito.



