O governo do Paraguai anunciou na quarta-feira (29), o reforço do policiamento em suas fronteiras com o Brasil. A medida foi tomada após alertas sobre o risco de fuga de integrantes do Comando Vermelho (CV) para o território paraguaio, em resposta à megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro. A decisão segue ações semelhantes já adotadas por Argentina e Bolívia.
De acordo com o Conselho Nacional de Segurança do Paraguai, o número de agentes e o patrulhamento de veículos nas áreas de divisa foram ampliados desde a madrugada dessa quinta-feira (30). As autoridades também intensificaram as operações de inteligência para identificar possíveis suspeitos que possam ter cruzado a fronteira.
O governo paraguaio informou ainda que as ações envolvem reforço nos controles migratórios, aumento do monitoramento em regiões estratégicas e cooperação direta com forças de segurança do Brasil e da Argentina. O objetivo, segundo o órgão, é “adotar medidas extraordinárias de prevenção e vigilância em toda a faixa fronteiriça do leste do país”.
O alerta surge em meio à repercussão internacional da operação no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história do estado, que deixou 121 mortos, entre eles, quatro policiais.
 
											
 
								

