Articulação política do Partido Republicanos pode cassar, na tarde desta segunda-feira (22), o mandato do deputado federal Paulão (PT-AL) e beneficiar Nivaldo Albuquerque, que não conseguiu obter votos suficientes para ser reeleito durante as Eleições de 2022. A ação que pode promover a dança das cadeiras na Câmara dos Deputados será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
A pauta que está sobre a mesa do TRE/AL pretende anular os votos conquistados pelo então candidato a deputado federal João Catunda (PP) e, consequentemente, cassar a vaga do parlamentar petista, que foi o sexto mais votado em Alagoas, com 65 mil votos. No entanto, a revogação do mandato de Paulão acontecerá apenas se a ação for julgada como procedente, pois haverá uma recontagem dos votos, o que pode resultar na concessão da vaga a Nivaldo, derrotado nas eleições democráticas.
Sem o conhecimento de Paulão, o processo que pode resultar na cassação de seu mandato estava em segredo de justiça desde o início de 2024. Ao longo da ação, o parlamentar nunca foi notificado sobre a existência do trâmite, o que provocou repúdio pela base apoiadora do petista.