O prefeito de Maceió, JHC (PL), aparece com larga vantagem em um cenário hipotético de disputa pelo Governo de Alagoas em 2026 contra o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Segundo pesquisa do Instituto Falpe divulgada nesta terça-feira (2), JHC teria 58% das intenções de voto, enquanto Renan somaria 22,5%.
O levantamento ouviu 1.514 eleitores entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro em Maceió e outros dez municípios da região metropolitana, como Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Paripueira e Satuba. Entre os entrevistados, 13,5% não souberam ou não opinaram, e 6% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois nomes.
No índice de rejeição, Renan Filho lidera com 22,5%, enquanto JHC registra 6,5%. Outros 6% rejeitaram todos os candidatos apresentados, e 65% preferiram não se posicionar. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Os resultados reforçam a força eleitoral do prefeito da capital mesmo diante de uma liderança política de alcance nacional como Renan Filho. O Instituto Falpe informou que deve divulgar nesta quarta-feira (3) os dados da mesma pesquisa em um cenário de disputa para o Senado Federal.