Maceió, 12 de novembro de 2025

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

PF apreende Ferrari, Porsche, dinheiro em espécie e arma de fogo em operação contra fraude do INSS

A Polícia Federal apreendeu uma Ferrari, cinco Porsches, uma moto Ducati, dinheiro em espécie e uma arma de fogo durante a nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quinta-feira (9) para investigar um esquema bilionário de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS. A ação cumpriu 66 mandados de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal, com ordens expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as entidades investigadas está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Frei Chico não é alvo do inquérito. Em nota, o sindicato disse ter sido pego de surpresa, repudiou as suspeitas e afirmou que “comprovará a lisura e legalidade de sua atuação”. O presidente da entidade, Milton Baptista de Souza Filho, depõe nesta quinta-feira à CPI do INSS.
De acordo com a PF, o esquema envolvia a inserção de dados falsos em sistemas oficiais, peculato, estelionato qualificado, corrupção ativa, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A operação contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). As associações Amar Brasil e Masterprev também foram alvos de mandados.
A investigação apura que sindicatos e associações realizavam descontos indevidos e sem autorização nos contracheques de aposentados e pensionistas, causando prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões. Parte dos valores era desviada por meio de empresas de fachada e lavada na compra de veículos de luxo e imóveis. Entre 2019 e 2024, o Sindnapi movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão, segundo o Coaf.
Nas fases anteriores, foram presos os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e Maurício Camisotti, apontados como principais operadores do esquema. A nova etapa da operação busca rastrear o destino dos recursos desviados e identificar novos beneficiários, incluindo empresas e servidores públicos suspeitos de participação no esquema.

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

© 2024 Todos os direitos reservados.