A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, nesta quarta-feira (5), um mandado de busca e apreensão na cidade de Palmeira dos Índios, durante uma operação de combate a crimes de apologia ao nazismo, racismo e incitação a ataques violentos em plataformas digitais.
De acordo com as investigações, um perfil em rede social publicava símbolos nazistas, mensagens de exaltação ao Holocausto e conteúdos racistas, além de defender massacres e ataques extremistas. O nome da conta fazia referência a uma subcultura online extremista que glorifica assassinos em massa, o que levou à ação policial.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, que serão periciados para aprofundar a investigação e identificar possíveis conexões com outros perfis ou grupos.
A Polícia Federal destacou que a divulgação de símbolos nazistas é considerada crime de racismo, previsto na legislação brasileira como inafiançável e imprescritível. Segundo a corporação, esse tipo de conteúdo representa risco à segurança pública por incentivar comportamentos violentos e processos de radicalização, especialmente entre jovens.



