A Prefeitura de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue consolidando uma das redes de Saúde Mental mais articuladas do Sertão alagoano. Nesta quarta-feira, dia 5, representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Marília Rodrigues, juntamente com 18 usuários atendidos pela unidade, participaram de um importante encontro regional realizado no Shopping Arapiraca Garden, dentro do Projeto Nise Cores e Formas.
A iniciativa destaca e valoriza a produção artística e expressiva das pessoas acompanhadas pela rede de saúde mental, retratando as chamadas “Imagens do Inconsciente”, conceito inspirado no legado da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência nacional e internacional por revolucionar o cuidado à saúde mental no Brasil.
A equipe de Piranhas esteve acompanhada pela terapeuta ocupacional Taciana Costa e pelo arteeducador Edgar Liberato, que desenvolvem no município ações terapêuticas pautadas na arte, criatividade e autonomia. Durante o encontro, também foram entregues certificados aos participantes do projeto.
O Coordenador de Saúde Mental do município, Enfº Dr. Genaldo dos Santos, ressaltou a relevância da atividade para a construção de um cuidado mais humano e integrado:
“Este projeto é um marco para a saúde mental em Alagoas. Ele articula mais de 200 usuários de diversos municípios, fortalecendo a ideia niseriana de que a arte é uma ferramenta de cuidado, expressão e reabilitação psicossocial. Piranhas participa, apoia e incentiva iniciativas como esta porque acredita em uma saúde mental que acolhe, respeita e dá protagonismo às pessoas.”



