O deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) afirmou à CNN que o projeto original apresentado pelo governo federal para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado era apenas um “band-aid” diante da gravidade do problema. Segundo ele, o novo texto construído no Congresso representa uma resposta “à altura da realidade das ruas”. “Fico feliz com o resultado desse relatório, que, com certeza, simboliza a maior vitória de toda a minha carreira no combate ao crime”, disse.
Para Derrite, a proposta, agora chamada de Marco Legal do Combate ao Crime Organizado, será “a maior ferramenta de combate ao crime organizado da história do Congresso Nacional”. Ele argumenta que, com a nova legislação, criminosos ligados a facções voltarão a cumprir pena de forma efetiva. “A polícia prendia e a Justiça soltava, mas agora isso vai mudar”, declarou o parlamentar.
Nesta terça-feira (18), Derrite apresentou a quinta versão do texto, afirmando estar disposto a promover quantas alterações forem necessárias para aperfeiçoar o projeto. “Se precisar apresentar 50 versões diferentes do texto para melhorar e aprovar, mantendo a essência do projeto, eu vou apresentar 50 versões. Não vejo problema nenhum”, disse. Ele ainda citou Winston Churchill ao defender a evolução do relatório: “Como dizia Churchill, não há mal nenhum em mudar de opinião, contanto que seja para melhor”.


