A Câmara Municipal de Maceió publicou nesta segunda (04) o edital do programa Plenarinho 2025, uma ação da Escola do Legislativo para estimular a formação cidadã de jovens estudantes, promover o letramento político e a reflexão sobre temas que afetam a cidade. O lançamento oficial será realizado no dia 11, às 14h, na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no Petrópolis.
O Plenarinho é voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas. Os alunos serão selecionados por meio de um concurso de redação com o seguinte tema: “A cidade onde vivo e o futuro que eu imagino. Como posso contribuir para uma Maceió melhor para mim, minha escola e minha comunidade?”.
A redação será aplicada presencialmente em dia e horário definidos pela escola, dentro do período de 01 a 12 de setembro. E os vencedores irão participar de uma programação educativa e institucional na sede da Câmara Municipal de Maceió, com palestras, oficinas sobre o papel do vereador e a elaboração de propostas, visita guiada, sessão simulada no plenário e cerimônia simbólica de posse.
Podem participar do concurso os estudantes regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió ou de escolas particulares credenciadas no programa. As instituições interessadas devem se credenciar pelo e-mail [email protected] até o dia 15 de agosto.
O presidente da Câmara, vereador Chico Filho, pontuou que o Plenarinho é mais uma ação de aproximação com a população, especialmente os mais jovens, para que a participação cidadã na política seja fortalecida. “Essa é inclusive uma das nossas metas como Mesa Diretora: fazer com que as pessoas saibam o que acontece aqui na Casa. E os estudantes estão no melhor momento de descobrir de que forma podem contribuir para transformar o lugar onde vivem por meio da política”, afirmou.
Para o coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, o Plenarinho é também uma ferramenta da Câmara para estimular o pensamento crítico e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o Poder Legislativo. “Vamos ter momentos de vivências muito estimulantes para os jovens. Nosso grande objetivo é incentivar que esses meninos e meninas exerçam a cidadania, e estaremos ainda fortalecendo os vínculos entre escola, comunidade e as instituições democráticas”, destacou.