A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deteve, nesta terça-feira (9), um homem de 22 anos suspeito de incendiar banheiros químicos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O local fica a menos de 2 km do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O fogo atingiu cerca de 10 banheiros em frente ao Museu Nacional e formou uma grande coluna de fumaça.
Segundo a major Talita Oliveira Soares, o suspeito foi identificado por câmeras de segurança do Ministério da Gestão e da Inovação e preso próximo ao local. Ele estava com uma mochila contendo perfumes, sprays de gás butano e um isqueiro. De acordo com a PM, trata-se de um homem em situação de rua, com passagens por furtos, violência doméstica e porte de arma branca.
O incêndio foi registrado por volta das 11h30 e controlado pelo Corpo de Bombeiros em seguida, sem deixar feridos. O caso será investigado pela 5ª Delegacia de Polícia, que vai apurar a motivação do crime. A perícia também foi acionada para analisar os danos e confirmar as causas do incêndio.