A Polícia Civil de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (07), uma operação com o objetivo de reprimir a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como “vapes”. A ação foi coordenada pela delegada Adriana Gusmão, titular do 1º Distrito Policial da capital.
Com o apoio de policiais da Operação Policial Litorânea Integrada – OPLIT, os agentes do 1º DP estiveram em quatro alvos localizados nos bairros do Jaraguá, Ponta Verde e Centro. Durante a operação, foi apreendida uma grande quantidade de cigarros eletrônicos, além de outros produtos ilícitos.
Segundo a delegada Adriana Gusmão, todo o material foi recolhido, e os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia. “Após contato com a Superintendência da Polícia Federal, o delegado plantonista confirmou que a prática constitui crime e procedeu com a lavratura do auto de prisão em flagrante”, informou a delegada.
O material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde foi instaurado o procedimento cabível.
A ação também contou com o apoio da Guarda Municipal e de outros órgãos públicos, como a Anvisa, o Procon e entidades de fiscalização sanitária e de defesa do consumidor. Além do combate ao comércio ilegal, a operação teve como objetivo alertar a população sobre os riscos à saúde associados ao uso dos vapes, que, segundo especialistas, podem ser ainda mais nocivos do que os cigarros tradicionais.