O policial penal José Rodrigo da Silva Ferrarini foi preso na manhã deste domingo (31) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). Ele foi flagrado atirando no pé do entregador Valério Júnior, na noite de sexta-feira (29), em Jacarepaguá, Zona Oeste da capital fluminense. A prisão temporária foi decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) e cumprida horas depois.
Além da detenção, Ferrarini foi afastado do cargo pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que também instaurou processo administrativo disciplinar. Em nota, a pasta classificou a conduta do policial como “repugnante” e ressaltou que o episódio não representa a postura da maioria dos policiais penais do estado. Um vídeo divulgado mostra o momento em que agentes civis conduzem Ferrarini.
A Seap informou ainda que a corregedoria acompanha as investigações junto à 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), responsável pelo inquérito. Ferrarini foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado. “Nos solidarizamos com o entregador Valério Júnior”, afirmou a secretaria em comunicado oficial.