Ao longo de 2025, a Prefeitura de Maceió trabalhou no desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, a partir de um diálogo constante com populações negras, quilombolas e dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Em fevereiro, a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), realizou a ação Xangô Rezado Alto, com caminhada pelas ruas do Jaraguá, reafirmando a importância do combate à intolerância religiosa.
No mês de maio, em ação conjunta com a FMAC e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizada a Semana de Equidade Racial de Maceió, que promoveu debates, oficinas e atividades formativas nas escolas municipais.
Em maio, a Semuc conduziu uma reunião de estratégias com o Ministério da Igualdade Racial para a adesão de Maceió ao Plano de Juventude Negra Viva e ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas nacionais de enfrentamento ao racismo.
A conscientização racial também esteve presente nos eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió como o Verão Massayó e o São João Massayó. Com a cabine Maceió é Massa com Igualdade Racial, o município preparou um espaço acolhedor e acessível para a orientação e recebimento de denúncias de racismo e intolerância religiosa. Durante todo o evento estiveram no local assistentes sociais e advogadas prontas para prestar atendimento à população.
No meio do ano também foi realizada a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, essencial para a construção das pautas e diretrizes municipais para uma sociedade mais justa. “Cada uma dessas ações representam mais do que atividades pontuais, elas simbolizam uma escolha política, ética e humana da nossa gestão”, afirma Sarah Nunes, secretária da Semuc.
A secretária ainda pontua que a Semuc segue firme na missão de fiscalizar políticas de igualdade racial existentes e acompanhar a criação de novas. Ela destaca o Comitê Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. De caráter transversal, o colegiado conta com membros titulares e suplentes de todas as secretarias do município, garantindo ampla participação.
Novembro Negro
Ao longo do mês de novembro, a gestão municipal tem reforçado seu compromisso com o enfrentamento ao racismo e a celebração da cultura afro-brasileira. Em parceria com o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), painéis de LED exibiram nas vias públicas com os dizeres “Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”.
Também tem sido realizado um trabalho de letramento racial com agentes da Guarda Municipal, ação que alcança tanto profissionais em formação, quanto agentes já atuantes.
Na área da Educação, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, em parceria com Bienal Internacional do Livro de Alagoas realizou o lançamento da cartilha educativa da campanha e iniciou as formações pedagógicas dentro da ação Maceió Unida Contra o Racismo e a Intolerância.
Reconhecendo a importância do fortalecimento da cultura afro-brasileira, no dia 19 de novembro, foi realizado pela FMAC o evento Saurê Palmares, que contou com a apresentação de atrações nacionais e locais como o grupo baiano Olodum e os cantores e músicos alagoanos do Samba da Periferia.
Para encerrar o mês, acontecerá no dia 28 de novembro, das 8h às 14h, no Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), localizado no Village Campestre, a ação “Empodera Mulher Negra” — um encontro dedicado à valorização, acolhimento e fortalecimento das mulheres negras da comunidade.
Todas essas iniciativas integram a campanha Maceió é Massa com Igualdade Racial, que tem como propósito promover a valorização da cultura afro-brasileira e africana, incentivar o respeito à diversidade étnico-racial, reconhecer o protagonismo do povo negro e consolidar Maceió como uma cidade comprometida com a igualdade racial e a justiça social.


