As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão realizadas neste domingo (9). São quase 5 milhões de inscritos que almejam ingressar em instituições de ensino superior em todo o Brasil. Em Alagoas, serão 96.489 participantes, espalhados em 272 locais de aplicação das provas em 27 cidades.
No primeiro dia de provas, os participantes irão resolver questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Língua Estrangeira e a Redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e serão finalizadas às 19h.
Para entrar nos locais de prova, os estudantes deverão estar munidos de caneta preta transparente e um documento oficial com foto, seja em formato físico como digital, desde que seja apresentado nos aplicativos do Governo Federal. Não vale prints ou fotos dos documentos.
Embora não seja obrigatório, é recomendado levar o Cartão de Inscrição, que traz todos os detalhes do local da prova. Os candidatos podem levar lanches e medicamentos necessários, mas precisam ser vistoriados pelo fiscal. Artigos religiosos, como véu, burca ou quipá, serão vistoriados. É terminantemente proibido o uso de equipamentos eletrônicos, porte de armas, bebidas alcoólicas e substâncias relacionadas ao fumo.
Em apenas quatro cidades, as provas serão realizadas em dias diferentes. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram remarcadas por causa da COP 30. Em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, um tornado que devastou o município e deixou seis mortos foi determinante para o adiamento.


