A deputada estadual Cibele Moura (MDB), apresentou um projeto de lei que prevê o uso de inteligência artificial para a identificação de criminosos. Atualmente, Alagoas é o terceiro estado com maior taxa de homicídios do Nordeste.
Nesse contexto, a iniciativa busca aprimorar a segurança pública por meio de câmeras equipadas com tecnologias avançadas de reconhecimento facial. A ideia do projeto de lei já está funcionando em São Paulo, a capital mais populosa do Brasil.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a deputada avisa que os criminosos não poderão mais fugir das sanções penais: “ Agora quem tava escondido vai ter que aparecer pra justiça.”
A exemplo do que já vem acontecendo ao redor do mundo, as tecnologias que identificam rostos de pessoas em lugares públicos têm se multiplicado, a exemplo do que ocorre na capital paulista.
Enquanto as câmeras tradicionais apenas captam imagens, as de reconhecimento facial conseguem identificar as pessoas que surgem na tela. Mais que isso, a tecnologia cruza informações extraídas de diferentes bases de dados sobre os cidadãos. Uma câmera de rua integrada aos registros da Polícia Civil poderia emitir um alerta caso algum procurado pela Justiça passasse naquele local.