Maceió, 6 de fevereiro de 2026

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

Projeto estende lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos

O Projeto de Lei 891/25 propõe estender a aplicação da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos, sempre que houver contexto de subalternidade ou vulnerabilidade na relação. O texto também prevê a aplicação da legislação em relações afetivo-familiares que envolvam travestis e mulheres transexuais, ampliando a proteção contra a violência doméstica.
A proposta surge após o Supremo Tribunal Federal reconhecer, no Mandado de Injunção 7452, a existência de um vácuo legislativo sobre o tema. Na decisão, o STF entendeu que a ausência de previsão expressa na lei configura inconstitucionalidade por omissão, diante da falta de regulamentação pelo Congresso Nacional.
Autor do projeto, o deputado Bacelar (PV-BA) afirmou que o objetivo é garantir direitos constitucionais, segurança jurídica e proteção efetiva a grupos vulneráveis. Ele citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que aplicou a Lei Maria da Penha em caso envolvendo uma mulher trans, destacando que o critério central da legislação é o gênero feminino, e não o sexo biológico.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

© 2024 Todos os direitos reservados.