Maceió, 9 de setembro de 2025

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

Projeto que corta 10% dos incentivos tributários divide senadores

Um projeto de lei que prevê a redução linear de 10% nos incentivos tributários concedidos pelo governo federal, incluído na proposta orçamentária de 2026, tem gerado divergências no Senado. A proposta, apresentada pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), altera regras de benefícios ligados a regimes especiais de tributação, alíquotas e base de cálculo de tributos como PIS/PASEP, CSLL, IRPJ, contribuição previdenciária patronal, imposto de importação e IPI. A medida, segundo cálculos do Executivo, pode resultar em arrecadação extra de quase R$ 20 bilhões no próximo ano.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), defendeu o projeto e afirmou que a iniciativa busca corrigir distorções. “Não descaracterizo, não descarto, termos isenções tributárias, mas tem que ter uma política, tem que ter coerência, tem que saber concretamente qual é o retorno para a sociedade”, declarou.
Já o senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR) demonstrou preocupação com os efeitos da proposta. Para ele, a redução linear pode impactar investimentos e gerar demissões. O parlamentar defendeu a tramitação de um projeto alternativo, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), que prevê avaliação periódica de cada incentivo para medir sua efetividade em termos de emprego e desenvolvimento regional. “Outro ponto que eu acho importante é, não cabe de jeito nenhum imaginar que esse corte de subsídios, que vai gerar uma receita, que essa receita seja usada para o governo gastar mais. Eu acho que esse dinheiro deveria se refletir num benefício para toda a sociedade, com o governo diminuindo impostos de quem não tem subsídio hoje”, disse.
Atualmente, segundo o Demonstrativo de Gastos Tributários de 2026, da Receita Federal, o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 612 bilhões em função dos incentivos fiscais. O projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados para então ser analisado pelos senadores.

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

Publicações recentes

© 2024 Todos os direitos reservados.