Na manhã desta quarta-feira (6), o senador Fernando Farias (MDB-AL) oficializou, com a leitura do parecer, a indicação de Maria Marluce Caldas Bezerra para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relatório foi apresentado durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, destacando o extenso currículo da procuradora alagoana.
A sabatina de Marluce foi marcada para a próxima quarta-feira, 13 de agosto, quando os senadores da CCJ irão avaliar seu nome para a vaga aberta no STJ, indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a sabatina, o relatório será votado e, se aprovado, o nome seguirá para análise no plenário do Senado.
Durante a leitura do relatório, Fernando Farias ressaltou a trajetória de quatro décadas de Marluce Caldas no Ministério Público de Alagoas, além do apoio recebido de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que enviou ofício ao gabinete do relator, e do procurador-geral de Justiça da Bahia, mencionado pelo senador Otto Alencar.
Natural de Ibateguara (AL), Marluce exerceu funções em diversas comarcas do interior, além de atuar em varas especializadas como Infância e Juventude e Execuções Penais. Foi também a primeira promotora a atuar em um júri popular em Maceió.