O relatório enviado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado apresenta um parecer favorável à recondução de Paulo Gonet à titularidade da Procuradoria-Geral da República (PGR). No documento, Aziz afirmou que Gonet tem experiência e vasto currículo para continuar como chefe do Ministério Público Federal (MPF).
“A atuação apartidária e técnica do senhor Paulo Gonet é, aliás, evidenciada pela própria pacificação interna do Ministério Público. Desde sua posse como PGR, já não se verificam divergências ou dissensões radicais com relação à gestão que se iniciou e aos trabalhos realizados”, relata o documento.
Gonet foi indicado à PGR em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cada mandato tem dois anos de duração e pode ser prorrogado por mais um. Lula já assinou a recondução do Procurador ao cargo, mas ele precisa ser sabatinado pela CCJ e ter a votação aprovada tanto na comissão como no plenário, com o mínimo de 41 votos.
O relatório será lido na próxima quarta-feira (5), com a sabatina provavelmente programada para acontecer na quarta-feira seguinte, dia 12 de novembro. Em seu primeiro período à frente da PGR, Paulo Gonet apresentou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e diversos aliados por tentativa de golpe de Estado.



