O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa quinta-feira (18) que 2025 será o “ano da verdade” no Brasil, enfatizando a importância de restabelecer a transparência na sociedade. Sem citar diretamente a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados na última semana, Lula ressaltou que “as pessoas jamais conseguirão mentir para toda a sociedade”.
Em seu discurso, o petista fez uma comparação do país pós-Bolsonaro com a Faixa de Gaza, destacando a situação precária de diversos setores públicos. “Não tinha mais Ministério da Cultura, da Mulher, da Igualdade Racial… E dos poucos que tinham, tinha metade dos funcionários que tinha quando deixamos o governo, em 2010”, afirmou.
Lula ainda criticou a postura de políticos que não conseguem oferecer resultados à população. “Quando um político não tem o que oferecer para o povo, ele mente”, disse, reforçando a necessidade de uma gestão pautada pela verdade e pela prestação de contas.
O presidente concluiu o discurso defendendo a reconstrução das estruturas públicas e o fortalecimento de políticas que promovam igualdade e transparência, visando recuperar a confiança da população nas instituições do país.