O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a rede social X (antigo Twitter) suspendesse o perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A ordem foi acatada pela plataforma de Elon Musk, inviabilizando o uso da conta oficial ou qualquer administração por terceiros ligados ao parlamentar.
A decisão ocorre após Do Val deixar o país rumo aos Estados Unidos, mesmo sob ordem do STF que exigia a entrega de seus passaportes. Ele embarcou usando o passaporte diplomático, que não foi entregue à Polícia Federal. Como consequência, Moraes também mandou bloquear suas chaves Pix, cartões de crédito e contas bancárias. O senador é investigado por ataques virtuais a delegados da Polícia Federal envolvidos em investigações contra aliados de Jair Bolsonaro.
Em nota, a assessoria de Do Val alegou que ele não descumpriu nenhuma ordem judicial e que a restrição imposta se limitava ao bloqueio das redes sociais e à entrega dos passaportes. Ainda segundo a equipe, o passaporte diplomático é válido até 2027 e o visto para os EUA foi renovado até 2035.