O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou por volta das 13h40 desta segunda-feira (29) ao condomínio Solar de Brasília, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar. Segundo apuração do UOL, Tarcísio deve comunicar a Bolsonaro sua decisão de disputar a reeleição em 2026, e não a Presidência da República.
A visita ocorre em meio às pressões de diferentes setores da direita e do mercado para que o governador assuma a posição de principal candidato ao Palácio do Planalto. Com Bolsonaro fora da disputa após a condenação por tentativa de golpe de Estado, Tarcísio passou a ser apontado como a principal alternativa do campo conservador.
Antes de sua chegada, militantes das organizações Movimenta DF e Coletivo Alvorada protestaram em frente ao condomínio do ex-presidente. O grupo exibiu uma faixa com os dizeres “E aí Tarcísio, já desistiu da Presidência?” e entoou palavras de ordem como “Tarcísio, apoiador de bandido. Sem anistia para Bolsonaro e golpistas”.
Outro tema que deve aparecer na conversa é a dificuldade da base bolsonarista em avançar com o projeto de lei da anistia. Enquanto a extrema-direita defende um perdão amplo e irrestrito, o texto mais recente prevê apenas redução de penas, mas também enfrenta resistências, intensificadas após manifestações da esquerda contra a proposta e a chamada PEC da Blindagem.



