Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) adulta foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (21) na Praia de Jacarecica, em Maceió. O animal, uma fêmea, estava em avançado estado de decomposição quando foi localizado por banhistas.
De acordo com Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, a equipe de resgate foi acionada e se deslocou ao local com um veículo para recolher a carcaça. O animal será encaminhado para necropsia, que deve auxiliar na identificação das possíveis causas da morte. A tartaruga-verde é uma espécie que frequentemente aparece nas praias alagoanas, seja para alimentação ou desova. A análise técnica poderá indicar se a morte está relacionada a fatores naturais ou a impactos ambientais.
O Instituto Biota reforça que, ao encontrar um animal marinho encalhado, a população não deve tocá-lo. A orientação é entrar em contato pelo telefone (82) 99115-2944, enviando fotos e a localização exata, para que a equipe possa realizar o atendimento adequado e acionar os órgãos competentes.


