A vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT), comentou na quinta-feira (31), em entrevista ao programa Direto da Redação, do Agora Alagoas, sobre a greve dos profissionais da educação da rede estadual de Alagoas. A paralisação teve início em 1º de julho, após tentativas frustradas de acordo com o Governo do Estado.
“Eu me coloco à disposição do sindicato nessa tentativa de dialogar com o governo do Estado e tentar explicar a necessidade de diálogo”, afirmou a parlamentar.
“É muito importante a gente ter o diálogo aberto para conseguir que as pautas sindicais sejam respeitadas, porque quem faz o chão das escolas são os trabalhadores e trabalhadoras da educação”, continuou.
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou a suspensão imediata da greve. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) deverá pagar multa diária de R$ 5 mil.
Apesar da determinação judicial, na manhã desta sexta-feira foi realizada uma Assembleia Geral no Centro Cultural do Sinteal para definir os rumos da mobilização. A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial e a valorização dos profissionais da educação pública estadual.