A vereadora Teca Nelma participou, na tarde deste domingo (7), do ato nacional convocado pelo Levante Mulheres Vivas contra os feminicídios. Em Maceió, a mobilização reuniu mais de mil pessoas em uma caminhada pacífica que saiu da Praça Sete Coqueiros e seguiu até a antiga Praça Multieventos, na Pajuçara.
A marcha deu visibilidade ao aumento da violência contra as mulheres no país e reuniu movimentos sociais, coletivos feministas, organizações de base comunitária e diversas lideranças políticas que realizaram sua caminhada lado a lado, em uma manifestação marcada por acolhimento, força coletiva e a lembrança de mulheres cujas vidas foram interrompidas pela violência.
Em seu discurso, Teca ressaltou a potência da mulheridade na linha de frente da resistência. Ela exaltou a presença das mulheres negras, quilombolas, das mulheres trans e de todas que, apesar das desigualdades e violências que atravessam o país, seguem vivas, organizadas e em luta.
“Cada passo que damos hoje carrega a história de mulheres que resistem todos os dias. A mulher negra, a mulher quilombola, a mulher trans, as mães solo e todas nós somos parte dessa força que se recusa a aceitar o silenciamento. Estamos aqui para exigir respeito, proteção e políticas que garantam que nossas vidas importem”, afirmou a vereadora.
Ao chegar à Praça Multieventos, a emoção tomou conta ao ouvir relatos de familiares que perderam mulheres vítimas de feminicídio. Em uma grande roda, as participantes realizaram um ato simbólico com velas acesas em homenagem às vítimas de todo o país.
O ato deste domingo integrou a mobilização nacional que aconteceu simultaneamente em diversas capitais brasileiras, em resposta ao avanço dos feminicídios registrados em 2025 e à cobrança por ações imediatas do poder público para enfrentar o problema.


