O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos enviou, na terça-feira (2), uma carta a cinco grandes bancos que operam no Brasil pedindo informações sobre a aplicação da Lei Magnitsky em relação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo apuração da Folha de S.Paulo, os bancos notificados foram Itaú Unibanco, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e BTG Pactual.
As instituições financeiras encaminharam o documento às suas áreas jurídicas para avaliar o teor das perguntas feitas pelo governo norte-americano. Moraes foi incluído na lista de sanções dos Estados Unidos em 30 de julho deste ano. Pela Lei Magnitsky, pessoas sancionadas podem ter restrições em operações financeiras e comerciais internacionais.
A medida abre espaço para possíveis entraves no sistema bancário brasileiro envolvendo o ministro. Até o momento, porém, nenhuma das instituições citadas se manifestou publicamente sobre a comunicação recebida do Tesouro americano.
As sanções impostas a Alexandre de Moraes ainda geram repercussão diplomática e levantam questionamentos sobre a extensão de seus efeitos nas relações financeiras entre os dois países.