O vereador Delegado Thiago Prado (PP) criticou a tentativa de envolver a Câmara Municipal de Maceió na discussão sobre anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Em entrevista ao programa Direto da Redação, com Wyderlan Araújo, o parlamentar afirmou que o tema deve ser tratado exclusivamente no Congresso Nacional. “É desonesto levantar essa hipótese aqui. A Câmara de Maceió deve se ater às questões municipais”, afirmou.
A fala de Thiago Prado ocorre após a tentativa de votação de uma Moção de Aplausos ao projeto de anistia, apresentada pelo vereador Leonardo Dias (PL), líder da oposição. A proposta foi colocada em pauta no dia 8 de maio, mas não foi votada por falta de quórum, após manobra de vereadores contrários à medida.
Para Thiago, a iniciativa desvia o foco do Legislativo municipal. “Estamos aqui para legislar sobre temas de interesse local. Discutir um tema federal, que cabe ao Congresso, é perder tempo com simbologias e ideologias que não contribuem com Maceió”, declarou o vereador.
Com 25 dos 27 vereadores presentes no dia da sessão, a tentativa de votar a moção causou tensão entre os parlamentares.