Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e assegurar dignidade às mulheres em situação de rua em Maceió, o vereador Delegado Thiago Prado apresentou indicação para que o programa Consultório na Rua passe a disponibilizar o Implanon, método contraceptivo reconhecido pela alta eficácia na prevenção de gestações indesejadas. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal.
O parlamentar lembrou que métodos contraceptivos já são ofertados pelo SUS à população em geral, mas destacou a necessidade de garantir que também cheguem, de forma efetiva, às mulheres em situação de rua, por meio de programas específicos como o Consultório na Rua.
“Nosso propósito é fortalecer as ações do Consultório na Rua com a inclusão do Implanon. Diversas cidades brasileiras já adotaram esse método, que tem contribuído para reduzir gestações não planejadas entre a população em situação de vulnerabilidade, cuja realidade vem crescendo de forma preocupante”, afirmou Prado.
O vereador citou como exemplo experiências já implantadas em capitais como o Rio de Janeiro, que demonstram resultados positivos. Além da eficácia contraceptiva, o Implanon é considerado um recurso de fácil aplicação, seguro e alinhado a práticas de saúde humanizadas.Thiago Prado também chamou atenção para os impactos sociais e de saúde pública relacionados ao aumento da população em situação de rua.
“Há uma falha grave na política assistencial do Governo Federal, e isso acaba repercutindo diretamente nas cidades, que enfrentam diariamente os reflexos desse problema. O crescimento da população de rua tem se tornado um desafio tanto para a saúde quanto para a segurança pública”, concluiu.