O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) que militares norte-americanos realizaram um ataque contra uma embarcação suspeita de transportar drogas da Venezuela. A operação, segundo ele, foi realizada por ordem direta sua e teria resultado na morte de 11 integrantes do grupo Tren de Aragua, organização que Washington classifica como narcoterrorista. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa e também divulgado em sua rede social, a Truth Social.
Em sua declaração, Trump afirmou que a ação deve servir de alerta para quem tentar levar drogas aos Estados Unidos. O secretário de Estado, Marco Rubio, reforçou a versão ao afirmar na rede “X” que o ataque foi “letal” e conduzido pelas Forças Armadas no sul do Caribe, embora não tenha detalhado a organização envolvida nem o número de mortos ou feridos.
O episódio ocorre em meio a um aumento das tensões entre Washington e Caracas. Mais cedo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou a presença de oito embarcações da Marinha norte-americana próximas ao território do país e prometeu uma “luta armada” em caso de agressão. Segundo ele, a frota inclui sete navios de guerra, um submarino e cerca de 1.200 mísseis.
A Casa Branca não confirma oficialmente uma possível intervenção militar, mas reforça que as operações visam intensificar o combate ao tráfico de drogas vindo da América do Sul. Desde o primeiro mandato de Trump, os Estados Unidos acusam Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles, supostamente envolvido em atividades ilícitas como narcotráfico e lavagem de dinheiro.