O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quinta-feira (11) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da chamada trama golpista. Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes contra a democracia, tornando-se o primeiro ex-chefe de Estado do Brasil condenado nesse contexto.
Trump classificou a decisão como “surpreendente” e traçou um paralelo com o processo que enfrentou em seu próprio país, quando foi acusado de tentar reverter o resultado da eleição presidencial de 2020. “Assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele era um bom presidente do Brasil. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, disse o republicano na saída da Casa Branca.
A comparação feita por Trump se baseia no processo instaurado contra ele em agosto de 2023, sob acusação de tentar subverter as eleições que deram vitória a Joe Biden. O caso, entretanto, teve desfecho distinto: em novembro de 2024, após sua reeleição para um segundo mandato, o procurador especial Jack Smith pediu o arquivamento da ação, sustentando que presidentes em exercício não podem ser processados judicialmente.
O processo contra Trump teve origem nas investigações sobre os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores invadiram o Capitólio após um discurso do então presidente.