O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que o estado de direito no Brasil estaria se rompendo. Em entrevista à Fox News, enquanto visitava Israel, o diplomata criticou a atuação do Judiciário brasileiro em relação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem citar diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Rubio afirmou que alguns juízes brasileiros estariam atuando de forma ativista e destacaram-se por perseguir Bolsonaro e por tentar exercer reivindicações extraterritoriais, inclusive contra cidadãos americanos ou usuários de plataformas online nos Estados Unidos. Segundo ele, essas ações configuram uma campanha crescente de opressão judicial.
O secretário também sinalizou que os Estados Unidos poderão adotar medidas adicionais contra o Brasil na próxima semana. “Haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios sobre quais passos adicionais pretendemos tomar”, disse.
Rubio concluiu sua declaração lembrando que o julgamento do ex-presidente é “apenas mais um capítulo” dessa suposta perseguição judicial, que, segundo ele, já teria tentado atingir empresas e cidadãos americanos operando a partir dos Estados Unidos.



