O encontro oficial entre os presidentes Lula e Trump, aconteceu neste domingo (26), na Malásia, e demonstra um novo cenário político entre as duas nações. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em entrevista à imprensa, afirmou que Trump disse admirar o perfil da carreira política de Lula e a maneira como ele provou sua inocência nos processos em que foi julgado.
”Até o presidente Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da república, tendo sido perseguido no Brasil, e tendo se recuperado e voltado, provado sua inocência e voltado a se apresentar, e vitoriosamente, conquistar o seu terceiro mandato à frente da presidência da república.” declarou o ministro.
Vieira ainda afirmou que ambos os presidentes estão dispostos a visitarem as nações em um futuro próximo e que Trump está contente com o povo brasileiro. ”O presidente Trump quer ir ao Brasil, e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro. O presidente Trump disse que admira o Brasil, que gosta imensamente do Brasil e do povo brasileiro.”
A conclusão da reunião promete ter resultados positivos para os pedidos brasileiros, como a suspensão das taxações para produtos exportados. A previsão é de que a equipe de Trump buscará uma primeira negociação ainda neste domingo.


