Maceió, 2 de agosto de 2025

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

Ucrânia deixa Brasil sem embaixador após insatisfações com Lula

A Ucrânia decidiu manter sua embaixada no Brasil sem embaixador, em sinal de descontentamento com a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à guerra com a Rússia. A informação foi confirmada por fontes ligadas à chancelaria ucraniana, que apontam insatisfação com falas e gestos do governo brasileiro, interpretados como alinhados ao Kremlin. Desde junho, quando o diplomata Andrii Melnyk deixou o posto, a sede diplomática em Brasília está sem comando.
A tensão aumentou após Lula participar, em maio, das comemorações do Dia da Vitória em Moscou. O gesto foi visto por Kiev como apoio indireto a Vladimir Putin. Desde então, o governo ucraniano recusou ao menos duas tentativas de ligação telefônica feitas por Lula. Fontes ucranianas classificaram os gestos do presidente brasileiro como “cínicos”, com objetivo de maquiar um novo aceno a Moscou.
Apesar disso, o Itamaraty nega que exista uma crise formal entre os dois países e afirma que os canais diplomáticos seguem funcionando normalmente. O governo brasileiro tenta reestabelecer o diálogo direto entre Lula e Zelensky, que praticamente não se falam desde 2023. Uma reunião entre os dois chegou a ser cogitada na última cúpula do G7, mas não aconteceu.
Nesta segunda-feira (21), o presidente Zelensky aprovou a nomeação de 16 novos embaixadores, mas nenhum deles foi designado para o Brasil. No meio diplomático, manter uma missão sem embaixador é considerado um recado político claro.

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

© 2024 Todos os direitos reservados.