Rajadas de vento acima do normal chamaram a atenção de quem circulou pela orla de Maceió nesta quarta-feira (19). Desde as primeiras horas do dia, o litoral registrou ventos fortes, fenômeno previsto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que emitiu alerta para Maceió, região Litorânea e Baixo São Francisco.
Ao longo do trecho que vai da Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, até a Avenida Álvaro Otacílio, na Ponta Verde, era possível ver areia invadindo a pista, momentos de baixa visibilidade e pedestres e ciclistas enfrentando dificuldade para se deslocar. A intensidade do vento surpreendeu moradores e turistas.
O aviso da Semarh segue válido até 23h59 desta sexta-feira (21). As rajadas podem ultrapassar 50 km/h, principalmente nas áreas mais próximas ao mar e nos municípios do Baixo São Francisco. O fenômeno é provocado por um sistema de alta pressão atmosférica que intensifica a circulação de ventos do oceano para o continente, tornando-os mais fortes e persistentes durante a tarde e o início da noite.
De acordo com o órgão, ventos nessa intensidade podem causar destelhamentos em construções vulneráveis, queda de galhos, desprendimento de placas e estruturas metálicas, além de afetar a rede elétrica, gerando oscilações no fornecimento de energia. Pequenas embarcações também podem ser impactadas.
A Semarh recomenda evitar estacionar veículos sob árvores, manter portas, janelas e objetos externos bem presos e observar sinais de instabilidade em estruturas frágeis.


