O vereador de Maceió, Delegado Thiago Prado, utilizou a tribuna da Câmara Municipal nessa quarta-feira (1º) para alertar a população sobre os riscos do consumo de bebidas falsificadas. O pronunciamento ocorreu após a morte de pessoas em São Paulo e Pernambuco em decorrência da ingestão de bebidas adulteradas por metanol.
“Recebemos um informe na área de Segurança Pública para intensificar a atenção às apreensões de bebidas adulteradas e falsificadas, especialmente vodka, gin e uísque. A orientação é que a população não consuma esses produtos e evite comprá-los em locais sem fiscalização rigorosa”, destacou o vereador.
Os primeiros sintomas de intoxicação por metanol podem se confundir com os do álcool comum, como náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. Entre 6 e 24 horas após o consumo, podem surgir sinais mais graves, incluindo visão turva, sensibilidade à luz, cegueira, convulsões e até coma.
Em São Paulo e Pernambuco foram registradas vítimas fatais. O governo de São Paulo afirma que há cinco mortes relacionadas à intoxicação por metanol no estado, ao todo, foram registrados 22 casos de intoxicação. São sete confirmados e outros 15 em investigação.
Já Pernambuco registrou três suspeitas de intoxicação por metanol, envolvendo três homens. Dois deles vieram a óbito, enquanto o terceiro recebeu alta com perda de visão bilateral como sequela.
A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica de alta gravidade, pois a substância, ao ser ingerida, é metabolizada pelo organismo em compostos altamente tóxicos.



