A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) apresentou, nesta sexta-feira (30), o plano de segurança para as prévias do Carnaval 2026 em Maceió. A operação prevê o reforço do policiamento, atuação integrada de órgãos públicos e uso de tecnologia, como drones e câmeras de monitoramento na orla.
De acordo com o comandante do policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnes, as prévias devem concentrar um fluxo de pessoas maior do que os dias oficiais do Carnaval. O esquema de segurança será intensificado durante dois fins de semana de festas, com destaque para o evento Maceió Folia, que contará com oito blocos, quatro no sábado e quatro no domingo, além da atuação de cerca de 250 policiais por dia.
O policiamento será distribuído ao longo das avenidas Sílvio Carlos Viana e Doutor Antônio Brandão, além das áreas da Pajuçara, Ponta Verde e vias adjacentes. A operação contará ainda com o apoio da Guarda Municipal, do DMTT, do programa Ronda no Bairro e do Corpo de Bombeiros.
O plano prevê o uso de aproximadamente 250 câmeras integradas à Central de Comando da Secretaria de Segurança Pública, além de drones para monitoramento da movimentação dos foliões. O policiamento terá início pela manhã, com reforço a partir do meio-dia e atuação até as 21h.
A PM também alertou para golpes envolvendo pagamentos eletrônicos, como falsas vendas de bebidas com cobranças indevidas via Pix ou cartão. A orientação é conferir os valores antes de confirmar a transação. A corporação reforçou ainda a importância de evitar dirigir após consumir álcool e de comunicar imediatamente qualquer situação suspeita ou ocorrência de violência às autoridades.



